Foto: Deise Fachin (Prefeitura)
Com o surto de toxoplasmose ainda sem solução em Santa Maria, a Secretaria de Educação de Santa Maria, em conjunto com a Procuradoria-Geral do Município (PGM), deu início, ontem, a um trabalho diretamente nas escolas municipais. A intenção é ampliar as ações de prevenção junto aos alunos e suas respectivas famílias. A ideia é, por meio de palestras ministradas para alunos e professores, esclarecer questões que parecem simples, mas que, se cumpridas, podem evitar a propagação da doença.
Um cronograma de visita às escolas foi criado (veja no quadro a seguir) e, até o próximo dia 18, pretende atingir cerca de 10 mil pessoas em Santa Maria. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto, no Bairro Camobi, e a Escola Aracy Barreto Sacchis, no Bairro Menino Jesus, foram as primeiras a receber a palestra, conduzida por três residentes da Universidade Franciscana (UFN), que integram o grupo de investigação do surto de Toxoplasmose na Superintendência da Vigilância em Saúde do município. A secretária de Educação, Lúcia Madruga, fala sobre a iniciativa.
Como funcionam os atendimentos no ambulatório do Hospital Regional
- É uma ação importante porque ela ataca e leva a informação direto para as crianças, que é um veículo bem importante dentro da família, na questão da conscientização e prevenção e, ao mesmo tempo, estamos trabalhando no processo de formação da criança e do adolescente. São expostos os sintomas deste tipo de doença, os grupos mais críticos e propensos a serem atingidos, e são sugeridas ações que ajudam a prevenir, tais como ferver água, entre outras - explica Lúcia.
Além de esclarecimentos sobre a toxoplasmose, os estudantes recebem materiais informativos e panfletos, que detalham os sintomas e as formas de prevenção.
PROGRAMAÇÃO
Nesta semana
- Escolas Padre Nóbrega, Dom Luiz Victor Sartori, Vicente Farencena, Diácono João Luiz Pozzobom, Maria de Lourdes Castro, Duque de Caxias, Parque Pinheiro Machado, Edy Maia Bertóia, Bernardino Fernandes, CAIC, Francisca Wiemann, Altina Teixeira; EMAI e EMAET
Na próxima semana
- Chácara das Flores, Perpétuo Socorro, Adelmo Simas Genro, Irmão Quintino, Sérgio Lopes, Pão dos Pobres, Renato Zimmermann, Dom Antônio Reis e João Pedro Menna Barreto
O cronograma das visitas às escolas pode variar conforme a disponibilidade de cada instituição